domingo, 30 de maio de 2010

Marina Silva? É possível!

Foi reportagem da revista "Veja" desta semana: Um movimento que alguns jovens da alta classe estão fazendo para tentar eleger Marina Silva a próxima presidenta da república. Achei interessante, eles fizeram um site bonito, com ideias legais e com bastente material de divulgação pra apoiar a eleição da ex ministra do meio ambiente.

O que me assustou no primeiro momento foi ver o apoio e, melhor, o interesse que ela teve logo da high society e pior, jovens ricos que geralmente, pouco se importam com política.
Parando pra pensar conclui que isso é obvio, porque ela trata de questões ambientais como nenhum outro candidato e isso agora é cult... (que infortúnio!)
Dúvido que a maioria saiba defeder as propostas de governo da sua candidata verde.

Rixas com a high society de lado, o que me trouxe aqui não é a raiva que eu tenho desses mauricinhos e sim, a alegria de ver que é possível (ainda que improvável) colocarmos essa mulher de carater incontestável no poder. Estive estudando um pouco sobre e ela e achei coisas interessantes, listadas abaixo.(não que outros não tenham boas histórias, afinal história todo mundo conta)

Mas o interessante é ver a quantidade de gente que publicamente apoia a sua candidatura, hoje estava lendo no segundo caderno do jornal O Globo, na coluna de Caetano Veloso em que ele abertamente declara seu apoio à verde, no site tem também aquele teologo (tal de) Leonardo Boff (que é um pão, não é meu amor? - hahahahahh, desculpem não pude resistir ao trocadilho)


Brincadeiras à parte, é mister frisar que mesmo assim é dificil ela ganhar, lembro na cadidatura de Fernando Gabeira a governador do estado nas ultimas eleições... Uma movimentação em torno dele sem fim, no final perdeu por pouco, mas perdeu...

Os que a defendem, alegam que muita gente ainda não a conhece e que ela ainda é confundida com a heloisa helena (até que o esteriótipo lembra um pouco) mas que quando começar a propaganda a coisa engrena.
Os números (dos quais eu desconfio) mostram que ela só tem 12% das intenções de voto. Isso é mutável, mas vamos esperar pra ver as cenas dos próximos capítulos. Segue abaixo o link do movimento. Vamos torcer pra que dê certo, porque dilma e serra, ninguem merece...


Estava quase finalizando este post, quando dei uma ultima olhada no site da marina e vi um link: http://www.movimentomarinasilva.org.br/group/espiritasqueapoiammarinasilva
detalhe que ela é evangélica, e garante que não usará o seu tablado de igreja pra fazer campanha politica, melhor assim!


Fatos relevantes

*Em 1996 recebeu o Prêmio Goldman do Meio Ambiente pela América Latina e Caribe, nos Estados Unidos.
*Em 2007, por meio da Medida Provisoria 366, a ministra Marina Silva desmembrou o Ibama e repassou a gestão das unidades de conservação da natureza federais para o Instituto Chico Mendes.
*Marina Silva anuncia a criação do Instituto Chico Mendes.Também em 2007, recebeu o maior prêmio das Organização das Nações Unidas (ONU) na área ambiental - o Champions of the Earth (Campeões da Terra) - concedido a seis outras personalidades: o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore; o príncipe Hassan Bin Talal, da Jordânia; Jacques Rogge, do Comitê Olímpico Internacional (COI); Cherif Rahmani, da Argélia; Elisea "Bebet" Gillera Gozun, das Filipinas, e Viveka Bohn, da Suécia.
*Em 1 de abril de 2009, ganhou o prêmio norueguês Sofia, de 100 mil dólares, por sua luta em defesa da floresta amazônica. "Ela reduziu o desmatamento na Amazônia para níveis historicamente baixos - 59 por cento, de 2004 a 2007", informou a fundação. Áreas enormes foram conservadas, mais de 700 pessoas foram presas por atividades ilegais na floresta, mais de 1.500 empresas foram fechadas, e equipamentos, propriedades e madeira ilegal foram apreendidos. Ela também se preocupou com as populações indígenas". Durante os três anos de Marina Silva no governo, o desmatamento foi reduzido para o segundo nível mais baixo em 20 anos, de acordo com a Fundação.
*Em 10 de outubro de 2009, recebeu o prêmio Mudanças Climáticas, oferecido pela Fundação Príncipe Albert II de Mônaco.
*Foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
*Foi considerada um dos 100 maiores protagonistas do ano de 2009 pelo jornal espanhol El País

*Informações retiradas de: wikipedia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário