sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Eu recomendo!

Finalmente eu consegui! Depois de tantos posts prometendo minha opinião sobre o livro, comprei e no mesmo dia li inteiro (de cabo a rabo, como diria minha mãe).
Pablo Kaschner, que também escrevera o
livro "Chaves de um sucesso" com sua nova obra.
Seu Madruga Vila e Obra, de Pablo Kaschner é um livro muito interessante que traz curiosidades sobre a vida deste homem chamado de Ramon Valdés. Longe de ser uma biografia contudo, o autor é esforçado e consegue entreter quem tem o interesse pelo assunto, usando frases célebres do astro magro em sua narrativa. É forçoso grifar que essa narrativa as vezes é repetitiva e isso torna o livro um pouco cansativo, algumas informações são repetidas várias vezes, da mesma forma como passam da conta também as vezes em que se repetem os mesmos trocadilhos. Ainda sob o aspecto pouco chato do livro, o autor tenta ser tão engraçado como o madruguinha e as vezes se perde. E com a ideia inusitada de montar 14 capítulos (em referência aos 14 meses de aluguel não quitados), ele se prolonga demais em uns e em outros traz conteúdo descartáveis, como um quiz que testa seus conhecimentos sobre o ator.

Partes ruins à parte, o Autor escreve muito bem. A arte do livro é impecável, tem algumas poucas fotos raras que ilustram o livro, uns desenhos bem interessantes e a diagramação do texto é igualmente bom.
Pablo ainda usa textos que retratam esse ou aquele comportamento tido pelo personagem, ferramenta que dá muita base para seus argumentos. Tem comentários de famosos e anonimos sobre Don Ramón e ainda uma curta entrevista com Edgar Vivár, o seu barriga, que contracenou com o falecido e com Carlos Seidl, dublador do Seu madruga (e outros personagens feitos por Valdés) na versão brasileira.
Gostei ainda da parte em que o Kaschner separou pra falar da familia de Ramón, desde a infância, de como começou na vida artística, como conheceu Chespirito (Roberto Gomez Bolaños), passando por seu relacionamento com seus 10 filhos (safadinho, não!?)

Adorei a parte em que se fala dos outros personagens que ele fez, sobretudo com chapolin. Tripa Seca (o melhor vilão), mão negra, racha cuca, dentre outros...
Em suma, é uma ótima oportunidade de adentrar um pouco a vida e a obra deste memorável ator, leitura rápida e envolvente, preço baixo e grande material pra se ter pela eternidade. afinal...
 Seu Madruga Never Die.

Recomendo à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário