quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Vida curta?

Estive lendo esses dias que Oscar Niemeyer, aquele vovô que desenhou os mais bonitos projetos de arquitetura moderna que temos aqui no Brasil, acaba de entregar mais um projeto para um Centro de exposições no Jardim Botânico. O que espanta é que o ancião ao que nos referimos ultrapassou há dois anos a faixa de um século de vida. Isso mesmo, o vovô já está com 102 anos de saúde, disposição e mente muito bem ativa...
O engraçado é como pode uma pessoa viver tanto né? Dercy Gonçalves faleceu em 2008 há alguns dias de completar 101 anos também... Existe uma forma para longevidade, um elixir da vida eterna, algum medicamento que nos faça enterrar gente mais nova que a gente e fazer estágio com Matusalém?

Não quero me prender a responder tais questões. Deixo para os cientistas que - curiosos como são - correm ávidos, atrás destas respostas. O que eu acho engraçado é como a expectativa de vida tem aumentado e como as coisas acontecem com maior rapidez. Meninas de 10 anos já estão menstruando e vovós de 90 acessam e-mail e twittam freneticamente...Onde vamos parar? Daqui há pouco vamos ter gente passando os 150, 200 anos?
Gosto de ver que mesmo com dificuldades, se envelhece melhor hoje em dia...
Minha avó detesta a possibilidade de viver até os 100 anos. Quando questionada a respeito, diz que não queria nem ter chegado aos 80. Mas a minha corôa está super lúcida também. Já enterrou dois e é capaz de arranjar um outro. (Sorte minha que ela não lerá isso - Eu amo minha avó!)
E você, até que idade gostaria de viver? Com tantos avanços tecnológicos, você aceitaria se submeter a algum tipo de tratamento que pudesse lhe manter vivo, lúcido e em perfeitas condições "de uso" por mais alguns anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário