Está eleita como presidente da República, Dilma Rousseff. Depois de uma longa campanha nacional de candidatura, regada a muitos escândalos e trocas de ofensas... Depois de uma "onda verde" que acabou com a garantida vitória no primeiro turno, parece que o resultado, enfim chegou como um alívio de quem não aguenta mais sofrer com o horror que foi a propaganda política!
Conforme analisado por muitos cientistas políticos, ficou claro que Marina Silva foi o grande nome deste pleito eleitoral. Embora ainda seja pequena a possiblidade de uma vitória daqui a quatro anos. Mesmo assim, muita gente que não foi pego pela "onda verde" se arrependeu de não ter votado nela, e isso caracteriza uma grande chance de êxito...
Lula, o nosso irrefutável bom velhinho, ainda não sabe o que fazer. segundo reportado na revista VEJA desta semana, ele pretende construir um instituto para ajudar na integração da Africa com o Oriente Médio.
Por falar em FHC e lula, e ainda segundo a revista VEJA, a rede Bandeirantes de televisão pretende promover um encontro, que visa funcionar como uma troca de ideias entre os dois ex-presidentes. Consentido pelo mais velho, a proposta está sob aprovação de Lula.
Ainda não se sabe se poderemos esperar por Lula nas eleições futuras, embora tenha deixado claro, seu pesar ao ter de entregar a faixa presidenciável e as chaves da sua casinha humilde no palácio do planalto.
Jose Serra, tadinho dele, me deu pena ao ver um cara que até demonstrou vontade de chegar lá. Mas esteve o tempo todo perdido em formas de agir, hora atacava lula, ora se dizia admirador de seu trabalho...
Saiu no jornal O Globo esses dias na parte "opinião" uma coluna de Nelson Motta que dizia a grande verdade das eleições:
Depois do escandalo do mensalão, o Zé Dirceu que era o indicado de lula ao cargo de candidato a presidência, caiu e deu espaço à Antonio Palocci. A oposição logo arranjou um modo de o derrubar e o PT acabou deixando a laranja Dilma no lugar deles dois.
A contrapartida disso é que no PSDB, num momento em que José Serra e Geraldo Alckmin já haviam disputado o poder com lula em 2002 e 2006, respectivamente, chegava a hora de Aécio Neves, o governador mais influente do Brasil, disputar estas eleições e garantir a vaga de um tucano na presidência.
Mas a guerra de egos, levou o partido a tomar a imprudente decisão de dar uma nova chance ao Serra.
Assim essas eleições deveriam ser entre Palocci e Aécio Neves. Ai teríamos, quem sabe, uma qualidade maior nessa disputa.
Daqui a quatro anos, possivelmente poderemos ver Aécio Neves tentando alguma coisa. Se lula voltar, é perder tempo. Se Dilma tentar reeleição após ter feito um bom governo, é igualmente complicado, se junto a isso ainda tivermos 20% ou mais de intenção de votos na Marina, ai mesmo é que danou-se tudo...
Já ia me esquecendo, com a derrota de Serra, podemos esperar que daqui há dois anos, nas eleições municipais, teremos um novo candidato a concorrer com Eduardo Paes:
O atual candidato a vice presidência pelo PSDB, Índio da Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário