quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Desligue a Tv!

Chegou do trabalho, junto com a mulher. Joga as chaves em qualquer lugar, calçados pra um lado, celular pro outro. Se jogam no sofá e ligam a Tv...

Parece uma descrição muito comum né? Pois é, mas pra que ligar a maldita Tv?
Observando um pouco do comportamento da sociedade do século 21, pude concluir que as pessoas, em geral, chegam em casa e buscam a Tv como "fonte de entretenimento" 
Ocorre que com essa mania feia, destruímos as possibilidades de uma convivência melhor, mais agradável entre nós e nossos queridos. 
Se ao invés dela ligássemos o rádio, a música ia forçar uma conversa livre, ao passo que quando assistimos Tv, nosso diálogo não passa de comentários à cerca do que reluz na tela...

Costumo brincar que na minha casa não terá televisão, a não ser para assistir dvd's e quiçá, jogar um videogame. Gosto de televisão, mas é fato que a programação (indiferente de canal aberto ou fechado) trabalha pra lhe manter em frente a ela o tempo todo. E assim, perdemos tempo de nos conectar com quem realmente importa. 
Estar informado, assistir a um programa de humor, um documentário, ou até um programa de fofoca, faz bem de vez em quando, mas sem perceber podemos nos tornar escravos da telinha...

Pra mim não há coisa mais triste do que ver um casal sentado (cada um em uma ponta do sofá) passando de canal em canal pra buscar alguma coisa pra se distrair...
Quando estamos apaixonados ficamos horas no telefone com nosso par, tudo o que almejamos é encontrar nossos respectivos pra conversar sobre coisas alheias. Porque não tentar manter essa boa mania que tínhamos há alguns anos?
E isso não está só na relação conjugal... 
Pais e filhos têm muito pra estreitar os laços se a conversa for uma atividade constante. 
Mas sem esse lance de conversar pra saber das notas, de cobrar obrigações... 
Busque uma conversa mais amigável, fala sobre o futebol, sobre música ou qualquer outra coisa que os conecte. Jogue um jogo (nesse caso, vale até videogame), dê preferência aos de tabuleiro. Muita gente não gosta por que não sabem o que os conecta.

Aceite este desafio: Ao chegar em casa busque sentar e conversar, sem propósito, sem motivos, sem assunto[...] Jogue conversa fora. Se quiser uma música é bom, mas o silêncio absoluto é ainda melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário