quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Polícia Pacificadora

Fiquei especialmente preocupado quando vi a capa do Jornal Extra de hoje. A favela do jacarézinho, muito conhecida pela sua alta periculosidade aqui no rio, foi palco de um desfile bélico. É isso mesmo, traficantes sobre motos, passeavam com seus fuzis, mostrando não estar nem um pouco intimidado com a construção de um prédio da UPP (Unidade de Policia Pacificadora)
Esta foi uma ideia do atual governo estadual e municipal do rio de janeiro. A ideia realmente não parece ser ruim, e está trazendo, a curto prazo bons resultados. Os morros antes violentos e controlados pelo tráfico, hoje é livre e tem uma sensação de paz maior. Peço licença para dividir uma aflição:
Pra quem ainda não sabe, a ideia deste projeto é tomar todas as favelas cariocas, para fazer da cidade uma sede olímpica decente (Ja que seremos anfitriões das Olimpíadas de 2016), até ai tudo bem, a cidade agradece.
O problema é a longo prazo. Porque o tráfico não pode parar, com a policia na favela, alguem, de alguma forma vai ter que sustentar o tráfico. O que pode acontecer? Eles vem pro asfalto fazer assaltos, sequestros e Deus sabe o que mais...
Por mais que a PM segure as pontas aqui em baixo, o que eu particularmente duvido, eles vão pra algum outro lugar. Já ouvi rumores não confirmados de que eles podem ir para a região dos lagos...
Enfim, eu tenho medo do que pode acontecer com a cidade nos próximos anos. Não acredito na aceitação passiva da UPP pelos morros fluminenses. Espero que os responsáveis tenham pensando a longo prazo nessa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário