Sou declaradamente apaixonado pelo rock nacional dos anos 80 e 90. Legião, Barão, Paralamas, Capital Inicial, Biquini Cavadão, RPM, Ira, Ultraje à Rigor, Plebe Rude, enfim são tantas...
Sou fã de todos, uns mais outros menos e carrego uma grande angústia no peito por não poder ter assistido a maioria delas ao vivo, pois não era nascido ou não tinha idade o suficiente pra ir a um show de rock.
Bandas que se desfazem, músicos que preferem fazer carreira solo, problemas com gravadoras, problemas com vícios, quem é músico sabe que é muito dificil se manter, associe isso a youtube, pirataria, downloads grátis... Por isso é que tiro o chapéu pra todos estes acima citados, que de um jeito ou de outro se mantem ativos no mercado fonográfico.
Mas hoje estava lendo a respeito de um show que os Titãs (nome não citado acima propositalmente) irá fazer esses dias aqui no Rio. E quando vi a foto na divulgação, me assustei ao lembrar que hoje são só quatro "gatos pingados"
Branco Mello, Tony Belloto, Sérgio Britto e Paulo Miklos, dividem o palco atualmente com músicos contratados por que de uma forma ou de outra todos os outros saíram da banda.
A primeira formação contava com nove integrantes — Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Belloto, Ciro Pessoa e André Jung (que depois foi substituido pelo grande Charles Gavin - um dos maiores bateristas deste país) era muito gozado porque no palco haviam seis vocalistas e pessoas com vestes pra lá de estravagantes...
Quando conheci os titãs já não estavam Arnaldo Antunes (a quem admiro muito a inteligencia e a forma de composição) e Ciro pessoa (que não faço ideia de quem seja) já sem a vestimenta de outrora, agora melhor apresentáveis, com clássicos da época de lançamento da banda (sonífera ilha, televisão, cabeça dinossauro) e com novos sucessos, eles iam se mantendo no mercado de forma similar as outras bandas, que na década de 90 ainda estavam de pé.
Entre indas e vindas, paradas e retornos as atividades da banda, em 97 sai o Cd Acústico Mtv Titãs.
Detalhe: O lançamento de um cd acústico pra uma banda de rock dos anos 80 e 90 e a salvação da lavoura, e a reposição da mesma no mercado, a grande questão é saber a hora de lançar o acústico, porque depois de lançado, ou aproveita os lírios da vitória e cresce ainda mais, ou goza, vira pro lado e dorme o sono profundo de uma carreira brilhante mas já enterrada.
Praticamente todas as bandas citadas aqui já lançaram seu cd acústico, umas a gente ainda ouve falar, outras nem tanto...
Voltando aos titãs. Com o Acústico, eles voltaram as paradas e conseguiram se manter um bom tempo. Até que ao assininar um contrato com a Abril Music, eles recebem a noticia da morte do guitarrista Marcello Fromer, que foi acidentalmente atropelado por uma moto, em são paulo. No ano de 2001.
Ante aos problemas, eles resolveram seguir em frente... Lançaram depois outros discos, um inclusive com covers de outras bandas (que foi super mal criticado na época - Mas como eu disse, vale tudo pra se manter vivo no mercado)
Um ano depois da morte de fromer, Nando Reis (um músico excepcional) anuncia sua saida, à carreira solo.
Outro detalhe, ao longo de todo esse tempo alguns deles já faziam sua carreira solo paralela ao trabalho da banda...
O quinteto se desfez quando em fevereiro o batera Charles Gavin, pediu pra sair alegando problemas pessoais...
Ainda assim os quatro gatos pingados estão trabalhando, fazendo shows, compondo... Eu acho isso fantástico, claro que hoje eles não fazem só isso. O Branco, faz umas produções de cinema e sonha em lançar um filme do titãs com imagens gravadas por ele ao longo da carreira. Sérgio arriscou uma carreira solo que hoje não é tão divulgada (apesar de eu ter gostado bastante do som solo dele), Tony faz comerciais com a mulher e assina algumas colunas de música e arte em geral em jornais e revistas, Paulo faz bicos de ator em filmes e séries da Globo. E assim eles vão levando...
É triste ver tanta perda pra uma banda tão boa, mas é melhor ver a volta por cima deles. Fico feliz e desejo muito sucesso a eles e as outras bandas que igualmente tocam a vida em frente, alheias a todas as dificuldades inerentes ao mundo da música de hoje. Força Sempre!
Visite o site, apoie o que é nosso:
http://www.titas.net/sacosplasticos/index.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário