quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Bolo de Festa

Setembro pra mim é um mês principalmente de aniversários. Parte significativa da minha família, e pessoas próximas a mim, nasceram em setembro. Já comentei sobre o da minhã irmã, e tem de outros.
Ocorre que geralmente, aniversário tem bolo. É ai que eu quero chegar!
Calma leitor, esse Blog se esforça para ser eclético mas não é agora que daremos receita para bolos!
O que quero tratar é sobre uma velha lembrança de infância, na qual, todas as minhas festas de aniversário (no mês de junho) tinham a mesma torta. No início, foi talvez, por falta de opção. Mas depois passou a ser por exigência minha. Era uma torta de frutas, que se servia sempre bem geladinha, mesmo sendo junho um mês de inverno. Houveram anos, em que tentaram colocar outras tortas: Maracujá, chocolate e etc. Eu até engolia mas o que me agrava mesmo era a tal torta de frutas.
Eu nem sei dizer se a confeitaria que fazia essa torta existe ainda. Há mais ou menos uns 5 anos que essa rotina caiu por terra, como muitos costumes infantis.

O ponto principal disso é abordar como certas coisas materiais nos marcam o resto da vida. E como carregamos isso a vida inteira, até o túmulo se for o caso. São coisas que máquinas de retrato não registram, palavras não ilustram com clareza... Só a memória é capaz de lhe fazer voltar ao passado e fazer ver como o tempo correu. Que voce cresceu e nem percebeu. Hoje, a gente olha pra sí mesmo e não tem tempo de se perceber. De perceber que pequenas coisas foram capazes de nos roubar um sorriso. Antigamente, aniversário era o dia mais importante do ano. A gente não ia à escola. Ou se ia, comemorava o aniversário lá.
Hoje, as vezes a gente nem comemora o aniversário.

Quem tá certo? A criança embruteceu? Ou a maturidade nos faz abrir mão de tais momentos? É um caso a se pensar...

3 comentários:

  1. Concordo com vc, amigo. Engraçado que lá em casa tbm tem dois aniversários em setembro, mamãe e irmã do meio. E eu tbm sou de junho. Dia desses na festa da minhã irmã reencontrei um amigo de infância e entre salgadinhos e docinhos rimos muito nos lembrando de como era boa aquela vida sem responsabilidades de 15 anos atrás.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Taí algo que eu não sabia. Sabia que você gostava da torta da TOG, mas preferir torta de frutas à torta de maracujá? "Quem é você e o que fez com o Pierre?" Hahahahaha

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Porra, a torta de frutas é a torta da TOG! Eh, talvez eu tenha exagerado um pouco em dizer que prefiro ela ao maracujá, mas se puder retificar, digo que gosto muito das duas!

    ResponderExcluir