sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Os mineiros

Noticiado por todas as mídias, o resgate dos mineiros no Chile me causou desconforto.

Primeiro quero deixar claro meu pesar pelo evento que realmente foi trágico. Ficar mais de dois meses sem ver a luz do sol não deve ser fácil pra ninguém. Ainda que estivessem de certa forma "acomodados" debaixo da terra (com comida e meios de contato com o mundo aqui fora). Ficar enclausurado nessa situação não deve ser nada fácil. Fora o risco de nunca sair de lá. Antes do resgate, chegaram a cogitar a possibilidade de resgatá-los no Natal. Cruz credo!

Feito essa consideração inicial, o que me deixou confuso foi o "apoio" que o pessoal teve:
Executivos da empresa grega de mineração Elmin entregaram à embaixadora de Santiago em Atenas, Carmen Ibáñez, uma carta em que prometem passagens, além de uma semana de hospedagem, na Grécia para todos os mineiros e acompanhantes; A convite do Real Madrid, os mineiros terão ainda a oportunidade de visitar a Espanha e assistir a uma partida do clube no Estádio Santiago Bernabeu, que prometeu ainda prestar uma homenagem ao grupo no gramado; Eles também serão convidados a assistir um jogo da equipe britânica Manchester United no estádio Old Trafford, por iniciativa do presidente honorário do clube, Bobby Charlton. 
Além das viagens, os 33 trabalhadores também receberam prêmio em dinheiro. O excêntrico empresário Leonardo Farkas deu um cheque de 10 mil dólares para cada família dos mineiros. Steve Jobs enviou Ipods pelo presidente chileno, Sebastián Piñera; O prefeito de Copiapó, mandou fazer 50 faixas para homenagear os mineiros. Afixou-as todas no entorno do hospital da cidade, para onde os trabalhadores serão levados.
Tá de sacanagem, né?
Gozado é que não fizeram isso nem com as vítimas do 11 de setembro (se bem que não devem ter sobreviventes), nem com os sobreviventes da guerra no Iraque. Isso sem contar as famílias africanas que morrem de fome a cada dia. 
É triste ver, mais uma vez, que uns têm benefícios que outros não têm. Mas se a moda pegar, o que vai ter de gente esperando presentinhos.
Pra descontrair:
Isso me lembra o capítulo do Chaves onde ele se finge de atropelado para ganhar comida, imitando o Seu Madruga que depois de ter sido atropelado de fato, ganhou vários presentes da Bruxa do 71.

Nenhum comentário:

Postar um comentário