Amigos, acabo de fechar (neste instante) o livro " De Gênio e Louco todo mundo tem um pouco" de Augusto Cury.
O preconceito de sempre, me fez acreditar que este autor seria só mais um daqueles de livro de auto ajuda Que falam coisas bonitas, mensagens esperançosas, como de para-choques de caminhão. Bendito engano meu! Indicado por uma pessoa de bom gosto o livro me atraiu primeiro pelo titulo, segundo pela imagem e depois pelo release.
Não existem pontos fracos nesta obra, existem sim, momentos tristes, histórias tristes que não necessariamente tem um final feliz, mas que, prefiro dizer que tem uma continuação mais tranqüila do que a dura "realidade" dos personagens.
Durante a leitura percebi que este é na verdade a continuação de dois outros livros do mesmo autor, chamados "O vendedor de sonhos" e "O vendedor de sonhos - A revolução dos anônimos" Sempre tinha ouvido falar destes como best-sellers e coisa e tal, mas como disse anteriormente, nunca tinha dado muita bola pensando que fosse só mais um livrinho com história pra "boi dormir"...
Assumindo minha condição preconceituosa e agradecendo a Deus pela indicação do livro, ratifico que li um dos melhores livros que existem, (logicamente que vou buscar os outros títulos que o precedem) uma leitura inteligente, complexa, densa e intensa, mas ao mesmo tempo leve, engraçada, descontraída e sem segundas intenções.
Prefiro não falar sobre a história, pra justamente não criar pré conceitos sobre a obra, só adianto que Boquinha e Prefeito (protagonistas da história) são verdadeiros heróis, não na concepção de boa índole, bom caráter, mas naquela em que se reconhecem os que dão a volta por cima, que não se entregam pra vida e levam (ao menos tentam levar) a vida de uma forma mais leve, quase na flauta, com um pouco de irresponsabilidade que qualquer pai condenaria, mas que deve ser vivida pelo menos em uma fase da vida!
Quanto mais se vive, mais se percebe que a vida é muito difícil de ser vivida, no entanto é com mensagens de tal conteúdo que percebemos que a viver pode talvez, não ser mais fácil, mas com certeza pode ser mais prazeroso...

Nenhum comentário:
Postar um comentário